Action Day promove Plano Europeu para a Juventude


A Juventude Socialista associa-se, uma vez mais, ao “Plano Europeu para a Juventude”, uma emblemática campanha do Partido Socialista Europeu (PES), realizando amanhã, 19 de maio, um Action Day sob o lema “Act for Youth!”, com atividades de campanha em escolas básicas e secundárias, universidades, associações estudantis e juvenis, parques urbanos e outros espaços públicos de todo o país.

Esta é já a segunda edição de mobilização nacional dinamizada pela Juventude Socialista, em associação o PES e os Jovens Socialistas Europeus (YES), para a promoção do “Plano Europeu para a Juventude”, que assenta em quatro grandes pilares – emprego, educação, cultura e crianças – com um horizonte temporal desenhado até 2019.

Uma das principais medidas do “Plano Europeu para a Juventude” tem como objetivo direcionar 20 mil milhões de euros para a Garantia Jovem, por forma a criar oportunidades de emprego e formação para os jovens que não se encontram a frequentar a escola, algum tipo de formação ou estejam desempregados (NEETs).

Entre as propostas para a área da educação, destaca-se a introdução do “Erasmus+ para tod@s”, estendendo o programa de intercâmbio ao ensino secundário e ao ensino vocacional e profissional.

Na área da cultura, propõe-se a criação de um “Cheque Cultura Europeu” que atribua aos jovens um voucher, financiado pela União Europeia, destinado ao usufruto de atividades e equipamentos culturais.

No que diz respeito à proteção infantil, o “Plano Europeu para a Juventude” defende o reforço do combate à pobreza entre as crianças, procurando garantir que estas têm os mesmos direitos e acesso a cuidados gratuitos de saúde, educação e assistência à infância, habitação de qualidade e cuidados de nutrição em todos os países europeus.

Todos os interessados poderão juntar-se a esta campanha através das redes sociais utilizando as hashtags: #juventudesocialista, #doladocertodahistoria, #PES e #Act4Youth.

Mais informações sobre o “European Youth Plan” disponíveis em www.youthplan.eu

In Acção Socialista Digital