Carlos Zorrinho destaca simbolismo, força política e potencial transformador do WiFi4EU


“Proporcionar a todos os europeus um acesso gratuito e livre de restrições à internet de alta qualidade em sítios públicos é uma medida de grande simbolismo, mas também com muita força política e potencial transformador”, afirmou esta manhã o eurodeputado Carlos Zorrinho no plenário de Estrasburgo, ao abrir o debate sobre a iniciativa WiFi4EU, de que é relator.
A proposta em apreciação, de acordo com o deputado ao Parlamento Europeu, “garante a neutralidade no acesso à internet, a seleção da melhor tecnologia para cada caso, o acesso de forma independente da localização geográfica ou dos rendimentos dos utilizadores”.

Por não discriminar ninguém nem nenhum território, com um sistema simples de candidatura e uma validação única, o WIFI4EU é, para Carlos Zorrinho, não só “o embrião de uma Sociedade Europeia a Gigabits competitiva e inclusiva”, como o de uma “identidade digital europeia, que resultará da inclusão dos nossos valores comuns na nova sociedade digital.

Tendo o relatório Zorrinho durante o debate recebido o apoio generalizado dos eurodeputados que se pronunciaram, na sua intervenção o eurodeputado socialista também defendeu que “o WiFI4EU é um pequeno passo. Um pequeno passo para nós, mas um grande passo para que a União Europeia tenha um papel liderante no desenvolvimento de uma sociedade digital inclusiva, aberta, transparente, criativa e amiga das pessoas.”

O relatório Zorrinho sobre o sobre o WiFi4EU mereceu largo consenso, tendo sido hoje aprovado no Parlamento Europeu com a expressiva margem de 85% dos votos a favor.