Presidentes

Manuel Tito de Morais

Imprimir

Manuel Alfredo Tito de Morais nasceu em Lisboa, em 1910. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Gand, na Bélgica.

Foi Presidente do Partido Socialista no VI Congresso e Presidente da Comissão Nacional do Partido Socialista de 1986 a 1988.

Foi o membro fundador do movimento “Resistência Republicana e Socialista”, membro fundador da Acção Socialista Portuguesa em 1964, que se transformou em Partido Socialista, do qual também foi membro fundador, e membro do secretariado Nacional da ASP.

Exerceu funções como Secretário de Estado do Emprego no 6º Governo Provisório, Secretário de Estado da População e Emprego no 1º Governo Constitucional, Delegado Representante da ASP e do PS na Internacional Socialista, primeiro Secretário Nacional do PS (1974 a 1975), Secretário Nacional do PS, ficando responsável pelo Departamento das Relações Internacionais (1975), membro da Comissão Nacional e do Secretariado Nacional do Partido Socialista, Deputado à Assembleia Constituinte pelo círculo de Viana do castelo (1975), Deputado à Assembleia da República pelo círculo de Viana do Castelo (1976), Vice-Presidente da Assembleia da República, Deputado à Assembleia da República pelo círculo de Lisboa, Vice-Presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (1979 a 1980), Presidente da Assembleia da República na 1ª Sessão Legislativa da III Legislatura, e membro da Comissão Nacional e Política do PS.