António José Seguro

Imprimir

António José Martins Seguro nasceu a 11 de Março de 1962, em Penamacor, é licenciado em Relações Internacionais e frequenta o Mestrado em Ciência Política. Casado, com dois filhos, é docente universitário.

Desde muito cedo começou a ter uma actividade cívica e política. Primeiro, em Penamacor, como director de um jornal local, “A Verdade de Penamacor”,  e promotor de iniciativas locais sobre cultura e participação cívica. Mais tarde, foi dirigente associativo no ISCTE e assumiu o cargo de Presidente do Conselho Nacional de Juventude, de 1985 a 1990. Destaque ainda para o cargo pioneiro para um português, de Presidente do Fórum da Juventude das Comunidades Europeias, de 1989 a 1993.

A nível político e partidário, desde muito cedo, que tem ligações ao Partido Socialista. Um percurso que já vai em 31 anos. Primeiro na Juventude Socialista, onde desempenhou o cargo de Secretário-Geral de 1990 a 1994. No Partido Socialista tem estado sempre na linha da frente em todos os combates políticos. Como dirigente local, regional e nacional. Desde militante de base até Coordenador da Comissão Permanente do PS. Neste percurso, destaca-se ainda ter sido Director do Gabinete de Estudos do PS.

Na Assembleia da República, António José Seguro já assumiu o cargo líder parlamentar do Grupo Parlamentar do PS, presidente de várias comissões e liderou o processo de Reforma do funcionamento da Assembleia da República. Entre 2006 e 2011, foi Presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura e Presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia.

António José Seguro esteve também no Parlamento Europeu. Foi deputado de 1999 a 2001, onde desempenhou vários cargos, entre os quais se destaca o de Vice-Presidente do Grupo do Partido Socialista Europeu e Co-relator do Relatório do Parlamento Europeu sobre o Tratado de Nice e o Futuro da União Europeia.

A sua passagem no Parlamento Europeu foi interrompida para regressar a funções governativas. Já tinha sido Secretário de Estado da Juventude e Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. Em 2001, António Guterres convidou-o para o cargo de Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro.

Enviar E-mail

Voltar