Ferro Rodrigues

Imprimir

Eduardo Luís Barreto Ferro Rodrigues nasceu em Lisboa em 1949. Licenciou-se em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, no ano de 1972.

Foi Secretário-geral do Partido Socialista de 2002 a 2004.

Durante os anos que esteve em “Económicas”, Ferro Rodrigues juntara-se a um grupo de intelectuais e sindicalistas, que mais tarde deu origem ao Movimento de Esquerda Socialista (MES). Em 1981, por proposta do próprio Ferro Rodrigues, foi decidida a extinção do MES. Dois anos mais tarde, torna-se ativista do movimento “Nova Esquerda”, que apoia o PS e faz campanha por Mário Soares. Em 1985 é convidado por Mário Soares para ser deputado independente por Lisboa e acabou por integrar o partido em Abril do ano seguinte.

Exerceu funções como Embaixador de Portugal na OCDE, de 2005 a 2011, chefe da Delegação Portuguesa da Assembleia Permanente do Conselho da Europa e UEO e Vice-Presidente das respetivas assembleias 2005. Membro do Conselho de Estado, de 2002 a 2004, Ministro do Equipamento Social do XIV Governo Constitucional, Ministro do Trabalho e da Solidariedade no XIII e XIV Governo Constitucional, Ministro da Solidariedade e Segurança Social no XIII Governo Constitucional, deputado eleito pelo PS na IV à X e XII Legislaturas.

Desde Junho de 2011 é Vice-Presidente da Assembleia da Republica.

Voltar